terça-feira, 18 de novembro de 2014

[TACROOM] AONDE VOCÊ QUER CHEGAR? (PARTE 1)


Hop!

Galera, desta vez o tópico será um pouco diferente dos demais;  não falarei "diretamente" de Airsoft, mas considero o tema extremamente importante, uma espécie de "mola mestra", ponto de partida de todo e qualquer praticante de "esportes em geral". 

O tema é: AONDE VOCÊ QUER CHEGAR?

Para que eu possa iniciar, contextualizar e posicionar melhor o leitor, contarei três pequenas histórias:

PRIMEIRA:
Preciso voltar à 2011, mais precisamente dia 03/07/2011, por volta das 20:30 da noite. Neste dia, foi apresentado pelo Fantástico o primeiro programa (de uma pequena série), chamado: Planeta Extremo. Nesta série, o repórter Clayton Conservani (e sua equipe) viajavam o mundo em busca de esportes de aventura que demandavam grande aptidão dos participantes, trazendo sempre ao fim, uma história bacana de superação.


Chamada do programa

Coincidentemente, o primeiro programa foi pra mim o "mais impactante", pois mostrava uma maratona no gelo! Como se não bastassem os 42 Km (existia outra de 100 Km!), os participantes deveriam percorrê-los sob um frio glacial, tornando a tarefa mais árdua e ainda mais difícil! Dentre atletas de ponta, existiam "pessoas comuns" que estava lá por uma causa pessoal, um ideal maior que os motivavam à tamanho sacrifício.

Abaixo, um pequeno trecho exemplificando o perfil de alguns participantes:

"Entre os participantes, Clayton conheceu corredores com motivos especiais para estarem lá. Uma jovem americana que sobreviveu ao Furacão Katrina que devastou a cidade de Nova Orleans quer servir de exemplo para quem perdeu tudo no desastre. Um maratonista canadense participa de corridas pelo mundo em busca de doações para combater a noma, doença que pode ser fatal em 80% dos casos. Um americano decidiu participar da prova para homenagear o filho que morreu de overdose."


Percebam que os sentimentos e motivações são inúmeros e estritamente pessoais, mas essas pessoas estavam lá fazendo algo em prol daquilo que REALMENTE acreditam! Em determinado momento do programa, o próprio Clayton, claramente cansado e isolado dos demais participantes, começa a dialogar com a câmera. Visivelmente emocionado e chorando, comenta que apesar das grandes dificuldades e das inúmeras dores, irá completar a corrida pela filha, para fazer valer a pena todo o tempo que ele passou longe dela nos momentos em que estava se preparando para a prova...foi realmente tocante.



Clayton Conservani

Fiquei pensando que nesse exato momento, muitos telespectadores devem ter falado: "Que cara babaca, pra que porra ele foi se meter em uma loucura como essa?

Instantaneamente meu cérebro cria a seguinte visão do "pseudo comentarista": Ele, sentado em seu espaçoso sofá, segura um saco de salgadinho em uma das mãos e a garrafa de refrigerante na outra, critica um cara que está em busca de "algo mais", simplesmente por não ter tido coragem o suficiente para estar no lugar dele

Superação? Auto Conhecimento? Reconhecimento? Não sabemos! Apenas o próprio Clayton poderá explicar o que o motivou, se é que tal sentimento precise de alguma explicação...
Aos idiotas, às favas!

Para esta primeira história, deixo à frase: "O sofrimento é passageiro, desistir é para sempre".


                            
Primeira parte do programa



Para ver a versão completa do programa (RECOMENDO MUITO!), acesse:
http://g1.globo.com/fantastico/quadros/planeta-extremo/noticia/2011/07/planeta-extremo-corredores-enfrentam-frio-em-maratona-no-gelo-da-antartica.html


SEGUNDA:

Dentre os diversos esportes existentes ao redor do planeta (dos mais "básicos" aos mais "estranhos"), considero o Fisiculturismo um dos mais sacrificantes. São treinos pesadíssimos, dores ininterruptas, dietas absurdas e preconceitos gigantescos.  Além de tudo, é um esporte "individual" (e individualista!) pois lida - porque não dizer - com vaidade e ego! A grosso modo, é você, os pesos e ponto final.

Como Educador Físico sempre fui adepto do treinamento resistido (popular "musculação") e convivi certo tempo com atletas dessa modalidade, treinando - inclusive - com alguns deles.



Quais são suas desculpas?

Há cerca de 6 meses passou um documentário na Globo News sobre este esporte, e chamou-me a atenção o depoimento de um médico, Paulo Muzy,  contrariando e quebrando paradigmas acerca da atividade. Notem que a paixão pelo que se faz, a capacidade de ignorar "o que falam" sobre você e abrir mão de certos sentimentos que funcionam como prisão são, no fundo, uma forma de você seguir em frente fazendo o que gosta!



Depoimento do médico Paulo Muzy


Acredito que alguns leitores que chegaram até aqui ainda não conseguiram compreender muito bem onde quero chegar (calma!), mas eu SEMPRE gosto de buscar paralelos e comparações entre outros esportes (ainda que de inicio, possam parecer diametralmente opostos entre si) para ilustrar minha linha de raciocínio. 

Infelizmente algumas pessoas ainda não entenderam o que já postei aqui no TACTICAL ROOM

"O esporte tem um profundo e salutar poder transformador, há relatos acerca do tema disponíveis aos borbotões na internet, basta procurar! Não restrinja nem pormenorize o poder dessas experiências que o esporte proporciona!"


Para esta segunda história, deixo à frase: "Não existe pílula mágica, existe esforço, disciplina, e essa que é a parte interessante; a pessoa vai ficar *tão melhor* quanto ela for capaz de melhorar."

TERCEIRA (E ÚLTIMA!):

Em 2011 foi realizado em Santa Catarina o Primeiro Bootcamp em nível nacional envolvendo o Airsoft. Eram oficinas de treinamento ministradas por experientes e tarimbados praticantes, onde além do conteúdo prático, as atividades exigiam dos participantes um certo grau (leve a moderado) de preparação física e psicológica. Não preciso dizer que não houve NENHUM TIPO DE CONTATO FÍSICO (tapas, empurrões, etc.), APENAS treinamento e alguma "suga psicológica e física". Claro que tudo isso regado à muita diversão e camaradagem.



Flyer do evento

Equipe de Instrução

Equipe de Instrução


Ao término do evento, todos os que dele participaram foram receber os brevês, em uma piscina bem suja, numa temperatura de 10 a 15 graus. Tive o prazer e a felicidade de ter participado, e tenho a certeza de que 99% dos que lá estiveram, jamais se esquecerão deste evento.


Um dos instruendos em ação. 

Infelizmente, muitos praticantes - que sequer pisaram por lá - ao verem as fotos em um grande forum nacional, teceram comentários ácidos e provocativos, desdenhando e pormenorizando quem lá esteve, dizendo que achavam babaquice o que foi feito, que todo aquele "teatrinho" era uma perda de tempo (aqui vale uma observação: como um jogador de Airsoft tem a coragem de falar em "teatrinho", se a própria atividade é, de certa forma, um teatro! É ser muito "dodói" da cabeça...) e que nada daquilo servia... Como assim?



Momento da "formatura" e confraternização da rapaziada.

Momento da "formatura" e confraternização da rapaziada.


"Homenagem aos guerreiros que vibraram no Boot Camp 2011, que superaram o frio, fome, sede, cansaço e que não deixaram que o desânimo os abatesse! Espírito de corpo e vibração, URRA!



BOOT CAMP - Santa Catarina


Mais um vídeo do evento BOOT CAMP



FINALIZANDO:

É preciso que o praticante entenda que é de suma importância que ele ROMPA AS FRONTEIRAS que separam a atividade escolhida de sua vida real, concatenando as experiências e levando o sentimento "in game" para momentos "out game"!

Como admitir um jogador de Airsoft que dentro de campo "é um exemplo", mas fora dele é um grande filho da puta, que passa a perna em todo mundo, espanca a mulher, puxa tapete do colega de trabalho e não dá a mínima para os filhos? Totalmente incongruente!


Eu poderia fazer uma lista enorme de sentimentos que são intrínsecos ao Airsoft, mas que  infelizmente, pra muitos, ao término da prática,  SÃO ESQUECIDOS, DEIXADOS LÁ, e isto é, definitivamente, UM TREMENDO ERRO!

Porque não levá-los consigo no seu dia a dia?
  • Superação
  • Espírito de Corpo
  • Coragem
  • Motivação
  • Honra
  • Generosidade
  • Humildade 
  • Ética
  • Força

Garanto a vocês que o reporter Clayton Conservani ou o médico Paulo Muzy já lançaram mão (em suas respectivas profissões) de algum aprendizado que obtiveram GRAÇAS AS ATIVIDADES POR ELES ESCOLHIDAS! Graças a mais 3 Km vencidos,  quando a dor era maior! Graças a mais 10 Kg em um determinado exercício, quando parecia impossível!

Por fim, lhes digo: Não restrinja nem deixe as experiências adquiridas com a prática do Airsoft apenas no "campo de jogo", traga-ás para sua vida, para seu cotidiano, pois como já foi dito (por mais de uma vez!) o esporte tem um poder transformador, que lhe dará ferramentas para encarar determinados obstáculos que você jamais imaginou enfrentar!

Pra fechar, deixo a moçada do TEAM X - T.R.E.M.E como fonte de inspiração:




Força & Honra!

Aranha

6 comentários:

  1. BOOT CAMP jamais esquecerei esse treinamento. .. até hj um dos melhores que ja participei.... URRAAA

    ResponderExcluir
  2. Jamais esqueceremos, Wolff, jamais esqueceremos! :-D

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigado pelo feedback, amigo!

      Vamos em frente! :-)

      Força & Honra!

      Excluir