domingo, 21 de junho de 2015

[TACROOM] WORKSPACE / ÁREA DE TRABALHO



Hop!

Moçada, cá estamos novamente para falarmos de algumas técnicas relacionadas a "correta" manipulação das armas de pressão. De ante mão, gostaria de me desculpar pois havia prometido falar sobre os tipos de recarga (e suas características), mas seria complicado falar sobre recarga sem trazer - primeiro - o conceito de Área de Trabalho.

Portanto, neste primeiro momento, falaremos sobre esta técnica e nos próximos posts falaremos de cada uma das formas de recarga. Acredito que, além de menos cansativo, ficará mais detalhado e com maior qualidade final. Como sempre, este material está LONGE de esgotar o assunto ou ser a receita de bolo; é apenas mais uma contribuição para sua caixa de ferramentas.

Tudo ok? Vamos lá!

ÁREA DE TRABALHO.

Se quando te perguntam: "Ei cara, você usa área de trabalho?", e a única coisa que vem à sua cabeça é a imagem abaixo, você precisa realmente rever seus conceitos táticos! :-P


Área de trabalho do SO Windows.


Em primeiro lugar, garanto que muitos de vocês já realizam (de forma instintiva, olha que legal!) a  "Área de Trabalho", principalmente enquanto estão no trânsito e manipulam o celular, querem ver?


"Área de Trabalho" ao volante, manipulando o celular.


Visão em primeira pessoa da "Área de Trabalho" do motorista utilizando o celular.


Viram? Ainda que não seja NADA recomendável, as pessoas utilizam a técnica "Workspace" de forma instintiva, pois - no fundo - ela é simples e detém sentido lógico (cognitivo) para tal. 

Vamos à definição.


DEFINIÇÃO: Área - defronte ao rosto - que permite ao jogador a manipulação do próprio armamento, proporcionando as condições necessárias para a realização de determinado procedimento (a rigor, recarga ou verificação de pane) de forma que sua visão (direcionada ao armamento ou ambiente), acesso e manipulação do equipamento sejam facilitadas.


Operador realiza recarga tática, mas antes posiciona seu equipamento em sua área de trabalho para facilitar o acesso, gerar maior segurança, assertividade ao procedimento e visão do ambiente em que atua.


CARACTERÍSTICAS DA ÁREA DE TRABALHO:


  • Segurança - Na manipulação da arma de pressão (cano apontado para cima)
Cano apontado para cima.
  

  • Firmeza - Equipamento "trava" no corpo, seja através da articulação ou contato "bíceps + costela"
Mesmo em deslocamento, é possível manter a "Àrea de Trabalho", principalmente quando se "encaixa" a coronha entre a parte interna do braço (bíceps) e a costela.

  • Intuitivo - Lembra da "área de trabalho" do motorista + smartfone?
Para armas curtas, a execução torna-se mais simples ainda.

  • Praticidade - Executa-se sem muita dificuldade, é de fácil entendimento e manobra.
Com poucos pormenores, tal manobra torna-se de fácil entendimento.



EXECUÇÃO DO MOVIMENTO:

Passo à passo da execução do movimento.

1) Jogador, engajado, dispara em seu alvo.

2) Ao notar a necessidade de recarga (independente de qual seja, vamos deixar apenas neste contexto), ele deve - preferencialmente - procurar um abrigo, ou, ao menos, lançar mão do "ALFA - BRAVO" para começar o procedimento (objetivando maior segurança, pois estará abrigado e/ou sendo coberto por um companheiro). Solta a mão reativa do guarda mão e inicia a flexão do cotovelo (da mão forte) aproximando sua arma de pressão junto ao seu corpo.

3) Tão logo comece a flexão do cotovelo, seu braço deverá realizar um pequeno giro, o suficiente para que você possa enxergar a palma da mão forte.

4) Durante esta aproximação, o jogador deverá encaixar a coronha entre a parte interna do seu bíceps e sua costela (preferencialmente), de forma a mantê-la firme. Na sequência abaixo, ele mantém apenas na junção da articulação do braço e antebraço (note que a coronha não está estendida), o que é possível também, mas por prática, recomendo mais a primeira opção, por nos dar maior firmeza

5) Manobra concluída, agora você poderá realizar a operação desejada.

6 e 7) Desfaz-se a posição, realizando o movimento de "forma inversa".






FIQUE ATENTO:

Obviamente cada jogador irá realizar o teste e verificará quão confortável e adequada é a técnica para si mesmo, contudo, destacamos a importância da execução da mesma da melhor forma possível, evitando alguns "deslizes", aos quais comentamos a seguir.




*Fato: Operador não realizou o giro nem travou seu equipamento.
*Possíveis problemas: 
a) Não conseguirá obter boa visão do ambiente (veja o acessório ACOG impedindo) nem do próprio equipamento.
b) Aumento substancial na dificuldade em realizar a recarga, haja vista o fosso do carregador voltado para baixo. Sem visualização do fosso e manipulação correta do magazine (procurando utilizar o dedo indexador), certamente terá a dificuldade aumentada.
*Solução
Giro do braço, trazendo o equipamento para sí e travando a coronha junto ao corpo.





*Fato: Operador mantém o armamento voltado para frente, e, pra piorar, abaixa a cabeça para checar o magazine.
**Possíveis problemas:
a) Não conseguirá obter boa visão do ambiente (devido manter a cabeça abaixada)
b) Não conseguirá boa visão do equipamento (fosso da inserção do magazine virado para baixo, aumento substancial na dificuldade em acessá-lo com o próprio magazine)
*Solução:
Giro do braço, trazendo o equipamento para sí e travando a coronha junto ao corpo.




*Fato: Operador até iniciou um discreto giro, mas não travou seu armamento.
*Contra: 
Apesar de obter boa visão do ambiente, seu armamento encontra-se instável (não travou), e mantê-lo nesta posição é desconfortável, além de não gerar segurança e firmeza. 
*Solução:
Giro do braço, trazendo o equipamento para sí e travando a coronha junto ao corpo.



Perceberam que apesar de termos situações distintas, a solução sempre deságua na questão do giro + trava. Lembrando que a trava pode ser:

A) Junção do braço + antebraço / articulação 
B) Entre a parte interna do braço (bíceps) + costela (Mais indicado por gerar muito mais firmeza, principalmente para quem utiliza armas com muitos acessórios e/ou longas, como G3, Para Fal, Fal).


Fique com mais algumas fotos da execução em diferentes situações.


Abrigado


Ponta 1 e 2 ou ALFA + BRAVO


Ponta 1 e 2 ou ALFA + BRAVO


Fontes Consultadas:
http://www.gunnuts.net/2014/04/07/the-workspace-reload/

E ai, diga-nos o que achou! 

Vocês já utilizavam? Funcionou? Não funcionou?

Dê seu feedback!

Força & Honra!

Aranha

8 comentários:

  1. Muito bom 01!
    Área de trabalho é treino e prática!
    Tanto no real quanto no treino!
    parabéns!

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    1. Yuri, meu amigo, muito obrigado!
      Estamos juntos nessa troca de informações e ideias!
      Forte abraço!

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  2. show como sempre parabens... =D

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  3. Grande Rodrigo Aranha, meus parabéns pelo seu trabalho e empenho que está sendo de grande valia para quem está começando e para os velhos de guerra

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    1. Muito obrigado, Guilherme Moreira!

      Este canal é uma via de mão dupla! Passo o que sei e aprendo coisas novas com os que prestigiam o Tactical Room e o Tactical Talk!

      Todos saem fortalecidos!

      Forte abraço!

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  4. Impecável!!

    Continue a realizar este trabalho fantástico em pro do Airsoft Nacional!

    Parabéns meu amigo!!! SEMPER FI!!!

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    1. Marcelão,

      Mais um post em que 90% foi de aprendizado graças a sua paciência, generosidade e entusiasmo!

      Esse espaço também é seu, tenha certeza disso.

      Obrigado!

      Aranha

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