quarta-feira, 22 de julho de 2015

[TACROOM] TIPOS DE RECARGA - ADMINISTRATIVA (ADMIN. RELOAD)



Hop!

Rapaziada, demorou mas saiu!

Após explicação e entendimentos que abarcam os conceitos relacionados à "Área de Trabalho", cá estamos nós dando continuidade ao blog, trazendo uma "pequena série" com os TIPOS DE RECARGA. Iniciaremos pela mais básica (mas não menos importante) e simples de todas, que é a RECARGA ADMINISTRATIVA.

Neste primeiro post falaremos sobre os conceitos, caraterísticas e procedimentos da "RA" (ou em inglês, "administrative reload"). Prestem atenção e procurem introjetar o conceito, através dele a a técnica será facilmente assimilada.

Nunca é demais lembrar que tudo que trazemos neste blog é direcionado única e exclusivamente para a prática salutar das atividades airsoft e paintball.

Antes das definições, é de fundamental importância mantermos nossa mente aberta para a absorção de novas técnicas, conceitos e informações. Só assim ampliarmos nossos horizontes e, por conseguinte, nossa caixa de ferramentas. O "copo meio vazio" é uma filosofia que devemos levar para nossa vida (dentro e fora dos eventos de AS & PB).

Não devemos desprezar nem pormenorizar nossa capacidade de avaliação, e - sobretudo - do poder de reflexão acerca de alguma nova informação. Conhecimento é poder; e nós, do Tactical Room, acreditamos piamente nisso!

Preparados? Vamos lá!

RECARGA ADMINISTRATIVA:

*CONCEITO:

A recarga administrativa tem por objetivo preparar, a contento, suas armas (AEG´s, AEP´s e GBB´s) antes das partidas e treinos. Através dela, faremos todas as verificações necessárias para que possamos iniciar a prática com os equipamentos devidamente preparados ("em condições de") para a ação.

*CARACTERÍSTICAS:

Não é realizada sob stress do combate
Deve ser realizada ANTES do treino e/ou jogo.
Pode ser realizada no "PMPO" (Ponto Mais Próximo ao Objetivo) caso seja possível e pertinente, todavia - em regras gerais - deve ser realizada ANTES do PMPO!



Recarregar e estar preparado ANTES do treino ou do jogo, 
essa é a essência da Recarga Administrativa


****ATENÇÃO - Antes de realizar a técnica descrita, tenha certeza que seu armamento está corretamente travado, apontado para local seguro e que todos no ambiente estejam com seus óculos de proteção devidamente colocados.****



*PROCEDIMENTO: (passo à passo)

Com todos os magazines devidamente plenos e alocados corretamente no colete / equipamento (porta magazines ou demais locais apropriados) o jogador irá:

a) Sacar sua arma do coldre (a mesma deverá estar devidamente travada)

b) Alimentar sua arma de pressão (começar pela secundária e ao final, partir para a primária)
 
Alimentar significa encaixar o magazine (municiado) no fosso do carregador (armamento) e empurrá-lo vigorosamente (mas sem forçar!) até que o mesmo encaixe ("clack"), travado e firme.
Faça uma checagem para ver se ele está realmente preso (não é raro acontecer perda de magazines que soltaram da arma durante os jogos).

c) Carregar sua arma de pressão (começar pela secundária e ao final, partir para a primária)*.
   
Carregar significa manipular o ferrolho ("slide") ou alavanca de manejo ("charging handle") para que a primeira munição (BB) vá para a câmara.

Realizar o "press check" e verificar se a BB está devidamente na câmara (executar com cuidado para não     retirar a "bolinha" do lugar).

O "press check" -na arma secundária-  consiste em (após carregar a arma de pressão) deslizar com a mão reativa levemente o ferrolho ("slide") para trás afim de verificar se a munição está corretamente alocada na câmara da GBB. Após a realização do "PC", dê uma leve batida com a mão na parte traseira do ferrolho para que você tenha a certeza de que ele travou no local correto.

*OBS.: Nas armas de pressão secundárias elétricas (AEP´s) NÃO existe a necessidade da execução da letra "B" devido ao ferrolho fixo.




Press Check sendo realizado em armamento real (apenas para fins ilustrativos). 
Na GBB, o jogador poderá realizar tal verificação, puxando para trás 
levemente o ferrolho da sua arma de pressão.


O "press check" -na arma primária -  consiste em (após carregar a arma de pressão) puxar levemente com a mão reativa a alavanca de manejo ("cahrging handle") para trás afim de verificar se a munição está corretamente alocada na câmara da GBB. Após a realização do "PC", solte de uma única vez o a alavanca para que ela retorne corretamente ao local de origem, mantendo a munição no local correto. 

*OBS.: Nas armas de pressão primárias elétricas (AEG´s) NÃO existe a necessidade da execução da letra "B" devido a alavanca de manejo não ser funcional para esta característica.

Press Check sendo realizado em armamento real (apenas para fins ilustrativos). 
Na arma longa GBB, o jogador poderá realizar tal verificação, puxando para trás 
levemente o "charging handle" da sua arma de pressão.


d) Coldreá-la novamente**.

    **Atenção: Antes de coldreá-la novamente, verifique a necessidade de mantê-la travada ou destravada, para que na "hora H", em que houver a necessidade do saque, você não seja "traído" pela trava da mesma.
        Este é um procedimento que cada jogador deverá avaliar no seu próprio equipamento, entretanto, devemos sempre, sempre sempre, nortearmos nossas ações baseados na SEGURANÇA de todos.

Percebam que para o armamento longo, o procedimento deverá ser basicamente o mesmo. A diferença será apenas no "press check" (no caso das GBB´s!), pois cada equipamento tem suas caraterísticas próprias relacionadas ao ferrolho/ alavancas. No caso das AEG´s, não haverá a necessidade do "press check".

Caso o jogador (em seu armamento longo) utilize Hi-Cap (cof-cof-cof), após encaixá-lo no equipamento e verificar se o mesmo está realmente preso, deverá girar a catraca até que a mesma dê o "clack". Caso contrário, na hora da realização do tiro, seu armamento NÃO IRÁ disparar nenhuma "bolinha", simplesmente porque não haverá munição na câmara do hop-up devido a falta de "pressão" da catraca nas BB´s (deixando de empurrá-las para cima).

Eu mesmo já presenciei jogador (durante treinamento de CQB) na hora H (da necessidade do disparo) perceber que faltou a "catracada final na rodinha". Nem preciso falar que foi motivo de "zoação" instantaneamente e durante todo o dia, não é mesmo? rsrsrs


*FINALIZANDO:

A recarga administrativa (ou "administrative reload") é uma técnica extremamente simples; desde seu conceito até sua execução, contudo, se negligenciada (em seu padrão) certamente deixará o jogador com cara de "COMO ESQUECI DISSO" bem na hora em que ele pressionar a tecla do gatilho e verificar que o magazine foi inserido sem "bolinhas" na AEG!

Deixarei alguns vídeos-conceito da manobra. Os dois primeiros são com equipamentos de AS (GBB´s) e os demais com armas de fogo. O mais importante é que tenham em mente que a "Recarga Administrativa" tem como base a correta preparação do(s) armamento(s) para que os mesmos estejam prontos e em condição de combate ANTES da entrada em campo.




Admin Reload - GBB Rifle



Admin Reload - GBB Airsoft Pistol


Admin. Reload Chris Costa (carbine)


Admin Reload Travis Haley - Slow Motion (shotgun)



Até o próximo post e muito obrigado!

Força & Honra!

Aranha

2 comentários:

  1. Boa postagem!
    Importante para as pessoas diferenciarem as recargas!
    Bem explicado e bem ilustrado!
    Mandou bem!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez impecável!

    Ótima explicação a cerca do conceito da Recarga Administrativa!

    MUITO melhor que a maioria dos "Profetas" que eu conheço! hehehehe!

    Grande abraço meu amigo!!!

    ResponderExcluir